Submit your review | |
Excelente evento, gostei mesmo do ModelFest e o pessoal da AMRL já nos habituou à sua hospitalidade e boa disposição. Muitos parabéns. Com certeza estarei lá no próximo ano, a concorrer ou no mínimo como visitante. Consegui convencer 2 amigos a visitarem o espaço e como feedback recebi que adoraram ao ponto de quererem participar no próximo ano.
Como forma de melhorar apercebi-me de algumas questões, nomeadamente na criação das classes do concurso. Não é uma questão nova e será sempre difícil enquadrar a criatividade dos modelistas. Mas existe um problema a nível nacional que é a falta de coerência nas classes.
A primeira é pensar que cada classe deveria ter uma subclasse de Dioramas. Não faz sentido comparar um diorama naval com um diorama de veículos militares por exemplo.
Outra é o facto de ainda não se ter percebido quais os critérios que podem ser comparáveis entre si. Se será o trabalho do modelista ou a escala?
Quanto pior for o material escolhido mais trabalho dá, mas será que isso é bom e deve ser valorizado? Mas neste caso porque é que eliminaram a classe rainha do trabalho máximo, que é o Scratchbuild? Fazer as peças de raiz é bem diferente de comprar um kit pré feito.
Outra questão, O que é um navio em plástico? Nunca vi nenhum. Quando muito fibra de vidro. Navios de madeira existem e modelos também e nem sempre o material escolhido é o correspondente ao real.
A título de exemplo: um Titanic de madeira entra ao lado de uma caravela de madeira e noutra classe diferente, um Bismarck de plástico entra com uma caravela de plástico. Mas os navios reais (Titanic e Bismarck) são ambos de casco de metal! Não deveria ser a fiabilidade com o real, a comparação?
Porque é que não existem as classes aviões em plástico? Ou Veículos civis em plástico? Ou militares? etc. Porque é que só os navios têm critério material? Então se não faz sentido para estas, porque é que faz para navios?
São alguns pontos para pensar, numa perspectiva de crescer e melhorar.
Grande abraço e até para o ano.
Excelente espaço para a exposição, com tudo a favor em relação ao anterior, espaço para os expositores e modelistas, temperatura, luminosidade do pavailhão, estacionamento e uma boa organização. Foi pena não conseguirmos ter algumas entidades oficiais, exercito, GNR, Força Aérea Portuguesa, mas para o proximo ano será melhor ainda, parabens.
Bem já tinha dito.. para mim um dos melhores espaços ate hoje
Quanto ao loca tem tudo para se tornar um grande concurso
Agora patrocínios , vou falar na minha área uma opinião, sugestão, falar com um motoclube local, um stand de motas, acaba por ter um espaço para poder divulgar nesse fim semana, o próprio stand, o mesmo mesmo para os carros, uma associação, grupo automóvel, outro ponto que venho defendendo ,valorizar um modelista,um lojista,pessoas que tem marcado a diferença, como se fez com a Lídia a uns anos, isto são só ideias claro.um abraço e cá estaremos.
Bom dia a todos!
1) Espaço e organização do mesmo: Impecável!
Tem a possibilidade de ser "o espaço" para uma grande exposição/concurso nacional, caso assim a AMRL e outras Associações de Modelismo o entendam.
Este ModelFest "correu sobre rodas", com bom dinamismo nas workshops, boa representação nas lojas e fabricantes. Haver espaços para as Associações terem o seu stand foi também uma mais valia e oportunidade de se darem a conhecer aos visitantes (não modelistas ou não afiliados).
^
2) Staff: Impecável!
Sempre prontos a ajudar e resolver questões e "problemas" de última hora, fizeram tudo ao seu alcance para que o evento fosse um sucesso, na minha opinião.
3) Júri (Naval): Mais ou menos...
Não me posso queixar do resultado das minhas duas peças a concurso.
E, não querendo levantar polémicas ou estar a dizer mal do trabalho alheio (pois sei o quanto custa ser Júri), gostaria de deixar aqui duas notas, sem qualquer prejuízo para os autores das peças e sem qualquer ofensa para o Júri Naval, mas que creio que não são só os "parabéns" que ajudam a crescer:
a) Classe 503: atribuição de prata ao modelo da "N.R.P. Oliveira e Carmo", que não estava terminada.
b) Classe 506: atribuição de ouro ao modelo "N.R.P. “BARRACUDA ” Em doca seca no ARSENAL DO ALFEITE", quando na realidade é um diorama e não um modelo "simples". Deveria estar inscrito na Classe 702.
Finalizando, gostaria de dar os Parabéns à AMRL pelo sucesso no evento e também dar os Parabéns a todos os modelistas que participaram com os seus modelos nas mesas, em concurso ou exposição e aos que partilharam os seus conhecimentos nas Workshops e às Associações presentes.
Rui Matos
No pouco tempo que tenho nesta arte do modelismo, sem duvida um dos melhores locais para se ter realizado a Modelfest e viver o modelismo.
espaço amplo com ótimas infraestruturas, fácil acesso para quem vem do norte, sul ou centro.
Temos espaço para crescer e fazer mais pelo modelismo.
Espaço magnifico para a exposição e lojas a manter no futuro , a única parte a melhorar é mesmo o espaçamento dos modelos porque existiam mesas com Espaço livre enquanto outras estavam apinhadas caso dos civis e ficção
Espaço interior e exterior muito bom e com potencialidade para muito mais no que toca a exposição, actividades, entidades e parte comercial. Boa adesão no que diz respeito a modelos expostos e também a público presente, apesar de se pretender muito mais. Algumas arestas a "limar", o que é normal, mas um bom arranque de Modelfest. Venha o de 2026.
Parabéns à organização. Excelente o local, o melhor desde que frequento as atividades modelisticas. Esperava mais presença de modelistas e sobretudo modelos, notei o reduzido número de veículos militares a título de exemplo.
Balanço muito positivo, a continuar.
Este espaço (Pavilhão Multi-Usos Vila Franca Xira), é perfeito para o efeito que foi a Exposição de Modelismo Estático ModelFest 2025. E, é perfeito porque foi concebido precisamente para este tipo de exposiçõ. Bom ambiente de temperatura, sonoro, temperatura, pé-direito aconselhável. Sentido-se por vezes que havia pouco pessoal visitante, o que não correspondia à realidade. Amplo espaço para estacionamento. A parte de restauração estava adequada para o efeito de confraternização entre modelistas. E, os espaços destinados aos patrocinadores estavam bem distribuídos. Gostei, deve ser repetido/continuado.
A organização foi excelente e bastante disponível. O local é fantástico, amplo com boa luz permitiu uma boa exposição para apreciação dos modelos. O estacionamento amplo permitiu a visita e entrega segura dos modelos.
